O sabor é considerado pela ciência como uma combinação do que os receptores de sabor e textura na boca percebem, além de dados obtidos pelo cérebro através do olfato. Sem o olfato, mesmo os chefs vencedores de estrelas Michelin não poderiam manter sua distinção.
É evidente que o sentido do olfato tem uma grande influência na nossa experiência quando se trata de comida; estamos cientes do quanto as toleramos podem nos fazer apreciar os sabores e dicas no que consumimos. Um bom aroma realmente faz com que nossas papilas gustativas funcionem, ansiosos para experimentar novos alimentos ou bebidas. Quem não se empolga por poder ingerir os cheiros do café da manhã
Ao longo do dia, confiamos em nosso olfato para determinar qual alimento vamos comer. Por exemplo, quando se trata de animais de alimentação, seus apetites podem ser estimulados por certos sintomas. Se esses aromas vêm de fontes naturais ou sintéticas pouco importam; em vez disso, é importante que eles sejam compostos químicos específicos capazes de intensificar a experiência de sabor para nós e outros animais.
Os aromas, então, têm relação direta com nossa experiência de consumo de alimentos. E isso é importantíssimo, tanto do ponto de vista da nossa saúde (porque nos alimentar é básico para nossa sobrevivência), mas também do ponto de vista das sensações e estímulos que recebemos (e neste ponto a indústria de alimentos se aperfeiçoa constantemente para nos trazer diferentes aromas e sabores).
Quando se trata de temperos, condimentos e especiarias, alguns deles são derivados de alimentos desidratados. A alta concentração de sabor nesses produtos secos é a razão pela qual eles adicionam tanta profundidade às nossas refeições – seu aroma forte torna uma refeição mais interessante, e você pode facilmente misturar diferentes tipos para uma experiência ainda mais saborosa. Em suma; devido à sua conveniência, bem como fragrância intensa, ingredientes desidratados tornaram-se partes integrantes do cozimento de todos os tipos de pratos em todo o mundo.
Você já refletiu sobre algum aroma alimentar em particular ao ler este texto? Muitos cheiros de alimentos não só nos atraem a querer comê-los, mas também trazem de volta memórias associadas ao consumo desses itens. De acordo com a Food Ingredients Magazine Brazil (2015), o cheiro de tipos específicos de alimentos costuma ser mais influente para determinar se o consumimos do que apenas seu sabor.
Nosso conselho é aproveitar temperos, condimentos, especiarias e todos os cheiros e sabores únicos que podem adicionar alegria e contentamento às suas refeições. Cozinhar deve ser abraçado como um ritual para descobrir novos gostos!